Possuir um carro é um trabalho constante que envolve prestar atenção a diferentes aspectos do veículo para mantê-lo nas melhores condições. Muitos apostam em ter o melhor conjunto de pneus Firestone, porém é importante calibrar os pneus e também ficar atento aos detalhes que farão a diferença nos seus deslocamentos diários.
O QUE É A CALIBRAGEM DOS PNEUS?
Todos os pneus precisam de uma certa quantidade de ar para permitir que rolem com eficiência. O dimensionamento dos pneus é precisamente a pressão correta para a qual eles devem ser inflados. Portanto, podemos dizer que calibrar seus pneus pessoalmente ou em uma loja de pneus é definitivamente importante.
PARA QUE SERVE?
Ter a pressão certa pode beneficiar o desempenho dos seus pneus e, consequentemente, do seu carro, além de ajudar a economizar gasolina com bom desempenho e evitar muitos contratempos.
COMO CALIBRAR OS PNEUS?
É preciso identificar as alterações presentes nos pneus mensalmente para saber se falta se tem excesso de ar. Para fazer isso, você pode dar uma olhada rápida, embora seja recomendável que você se utilize um calibrador de pneus.
Ao mesmo tempo, você deve saber qual é a pressão indicada para os seus pneus, por isso não deixe de consultar o manual do usuário, no qual você encontrará a recomendação do fabricante, pois as medidas podem mudar dependendo do modelo do seu carro. Essa medida também pode estar colada no batente da porta do motorista, no porta-luvas ou na tampa do tanque de combustível.
Se você tiver um calibrador de pneus, saber se eles estão cheios corretamente será ainda mais fácil. Terá de o fazer a "frio", ou seja, depois de ter sido parado ou de ter percorrido menos de dois quilómetros.
Para verificar a calibragem você pode dirigir-se à loja de pneus mais próxima ou, como já referimos, utilizar um calibrador de pneus com o qual poderá medir a calibragem de cada um incluindo a peça sobressalente e verificar se estão devidamente calibrados. Se, por exemplo, a pressão recomendada é de 32 psi e quando frios mediram 28 psi, você deve levá-los para ajustar e medir novamente. Se depois desta medição eles mostrarem 34 psi, você deve retirar 2 psi e, em seguida, verificar mais uma vez a frio para ter certeza de que estão no nível certo.
Também recomendamos que você saiba como a calibragem ruim dos pneus os afetam e certifique-se de que as válvulas de cada um tenham seus respectivos tampões de borracha para manter a sujeira e a umidade afastadas.